Casa Estúdio |
O projeto da casa estúdio para uma fotógra de arquitetura é parte da disciplina de Ateliê de Arquitetura cursada na Universidade Andrés Belo em Santiago, Chile.
Santiago cresce desordenada e imperfeita. Ao lado de um edifício racionalista há outro irracional. Ao lado de um neoclássico, há outro sem estilo.
Essas irregularidades refletem irregularidades estéticas e ética presentes na sociedade. Portanto, o local de intervenção escolhido por mim foi uma medianeira, um vazio muito estreito entre dois edifícios que, no meu ponto de vista, possuía muita poesia, pois, através da passagem do tempo, vai se deteriorando e permanecendo esquecido, de modo a revelar um lado miserável da sociedade urbana. Outro ponto interessante sobre o terreno é que ele tem duas faces, uma voltada para uma rua ao sul e outra voltada para o norte com vista para o parque forestal de Santiago.
O maior desafio foi resolver as questões de circulação, iluminação e ventilação, pois o terreno era muito pequeno (5mx12m) e impossibilitava a abertura de vãos em suas laterais.
A casa se caracteriza por sua verticalidade, que é subdividida em diferentes plataformas, de modo que haja maior integração entre cada nível. Também estão separadas as funções dos espaços, entre o que é mais íntimo e o que é mais público. Outro desafio foi trabalhar duas fachadas distintas. A fachada Norte, com brises verticais móveis, não interrompe a vista para o parque e barra parte da incidência solar. Já a fachada sul, com grandes aberturas, deixa que a luz penetre o espaço mais abundantemente. O terraço, dividido em dois níveis, comporta um pequeno jardim e uma piscina e está coberto, em parte, por uma cobertura móvel.
Year: 2017